Nalanda Aracaju

Em junho, Ven. Dr. Uttaranyana Sayadaw

“O Venerável Dr. Uttaranyana Sayadaw é o atual abade do Birmingham Buddhist Vihara da Grã-Bretanha. Nasceu em Myanmar (Birmânia) em 1949 e estudou o Buddhismo desde sua infância sob a tutela de vários monges eruditos eminentes. Graduou-se nos exames superiores de estudos das escrituras e foi agraciado com os prestigiados títulos de Sasanadhaja Dhammacariya (1972) e Sasanadhaja Siripavara-Dhammacariya (1975). Sua gradução universitária foi pela Yangon University em 1986.

“Em 1992, foi para a Índia para mais estudos e lá obteve os graus de M.A. (1994), M.Phil e Tibetan Diploma (1995), PhD (Samgha and Royalty/1998) pela Delhi University. Permaneceu também no Mahasi Meditation Centre em Yangon por três anos (1984 / 1986) como meditante e instrutor de meditação. Trabalhou no State Pariyatti Sasana University em Mandalay de 1986 a 1992 como Registrar, Professor de Literature de Myanmar e Secretário do Conselho Administrativo e Acadêmico.

“Em 1999 trabalhou na Theravada Buddhist Missionary University em Yangon como Dean de Meditação (Patipatti) da Faculdade e Secretário do Text Book Committee até 2003. O governo de Myanmar conferiu a ele os títulos religiosos de Mahaganthavacaka Pandita (1992) e Aggamahaganthavacaka Pandita (2002) por suas atividades acadêmicas. Neste ano de 2011, Bhante Uttaranyana foi agraciado com o alto título acadêmico de Agga Mahapandito (grande erudito).

“Ele agora ensina Majjimanikaya, Gramática Pali, Abhidhamma e meditação Vipassana no Birmingham Buddhist Vihara,UK; e é atualmente um dos responsáveis pelo curso de estudos superiores da Universidade de Birmingham.”
(retirado de http://nalanda.org.br/uttaranyana/junho-2011)

Fique atento ao nosso site. O Venerável estará em Aracaju no início do mês de junho.
Breve postaremos a programação do evento.