Nalanda Aracaju

Meditação Vipassana com Ven. Dhammadipa


PALESTRAS – 06 de março (quarta-feira)

Tema: “A essência da meditação para a calma e a visão clara”
Horário: das 19h30 às 21h00


Participação:
R$ 20,00
Clique aqui para INSCRIÇÕES, [Vagas limitadas]

Local: Pathae Spa Aracaju
Rua Juarez Carvalho, 86 – Jardins
Aracaju/SE – CEP: 49025-370
(quase em frente a Pontal Turismo)

Veja o mapa do local

 

RETIRO DE MEDITAÇÃO

De 8 a 10 de março em Rio das Pedras/SE

  • Retiro sexta, sábado e domingo, com entrada na quinta à noite, dia 07;
  • Tema: “A essência da meditação para a calma e a visão clara” – Nestes três dias o Venerável Dhammadipa irá explicar sobre a prática da meditação a partir de dois princípios fundamentais: 1. o desenvolvimento da calma (samatha); 2. e o desenvolvimento da sabedoria (vipassana). Um curso essencial para quem realmente quer compreender e apreciar a meditação em seu máximo;
  • Com aulas e práticas de meditação visando o bem-estar, encontro do centro harmonioso, equanimidade em relação às dificuldades da vida;
  • Início a partir das 18h do dia 7 ou se não for possível para alguém, na manhã do 8, término às 15h do dia 10.


O QUE LEVAR:

– Almofada para meditar;
– manta para colocar abaixo da almofada;
– Produtos de higiene pessoal;
– Repelente;

[LEIA O MANUAL DE RETIRO]
(download: manual de retiro para meditantes)

 

ParticipaçãoR$ 280,00
(incluso alimentação vegetariana e estadia no próprio convento)
clique aqui para INSCRIÇÕES[Vagas limitadas] 

LOCAL DO RETIRO: CASA SÃO JOSÉ
Convento de freiras franciscanas localizado no povoado Rio das Pedras – Areia Branca/ Sergipe.
Entrada do Junco (entre AREIA BRANCA e ITABAIANA a 45 minutos de Aracaju).

* Para mais informações e detalhes sobre o local, entre em contato com a coordenação do grupo.
Telefones: Rita (79) 8845 7107   ou André: (79) 9931 7245

E-mail: nalandaracaju@gmail.com  |  nalanda@nalanda.org.br

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O PROFESSOR

O Venerável Dhammadipa nasceu na República Tcheca em 1949. Estudou Literatura e Filosofia Chinesa na Universidade de Praga, graduando-se em 1969, partindo para o estudo de Literatura Russa na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde recebeu graduação em 1973.

No final dos anos 70, o Venerável começou seus estudos buddhistas em Berlin, para onde emigrou como refugiado após a invasão da Tchecoslováquia pela União Soviética. Em 1977, recebeu o mestrado em Literatura e Filosofia Chinesa pela Universidade de Paris. Em 1979, inscreveu-se na Universidade Nalanda na Índia (onde também estudou Francês e Alemão) a fim de estudar Sânscrito e Filosofia Buddhista. Após graduar-se em Nalanda em 1984, retornou para a Universidade de Berlin para servir como bibliotecário associado.

Em 1987, com o encorajamento do Venerável Athurugiriye Nyanavimala Mahathera, Venerável Wijayasoma Mahathera e Venerável Dikwelle Mahinda, ordenou-se monge em Meetirigala, recebendo o nome de dharma Dhammadipa (ilha do Buddhismo ou do Dharma). Recebeu a ordenação completa como bhikkhu (monge) Theravada no Sri Lanka, onde praticou meditação sob a orientação de seu preceptor, Venerável Nanarama Mahathera. Em 1989, recebeu a Tríplice ordenação como monge Mahayana no Templo Hsi Lai em Los Angeles e começou a ensinar o Dharma nos EUA, Alemanha e Taiwan.Em 1986, o Venerável foi ao Japão e estudou sob o Mestre Zen Harada Sensei Roshi da Escola Soto (Caodong em chinês). Foi dado a ele o nome de dharma Xing-Kong (que significa Natureza do Vazio).

Em 1996, o Venerável foi a Myanmar (Birmânia) a fim de praticar meditação com o Mestre contemporâneo Venerável Pa Auk Sayadaw, e foi reconhecido pelo Sayadaw como o primeiro dos discípulos ocidentais do Sayadaw como qualificado a ensinar meditação. Desde então tem ensinado as meditações Samatha (estados mentais de tranquilidade) e Vipassana (a visão direta do Dharma) em mosteiros e universidades em todo mundo.

O Venerável Dhammadipa fala tcheco, francês, alemão, inglês, russo e chinês fluente. Ele lê e traduz textos buddhistas do pali e sânscrito. Suas obras traduzidas para o francês e tcheco incluem o Tratado sobre o Despertar da Fé no Mahayana (Mahayanasraddhotpada-sastra), A Entrada no Caminho do Bodhisattva (Bodhicaryavatara) e uma Coleção dos Poemas de Han-San. Seus ensinamentos em Taiwan foram compilados e publicados em chinês.

No decorrer dos anos o Venerável apresentou os ensinamentos do Dharma e dirigiu retiros de meditação por toda a Europa, América do Norte, Taiwan e China continental, Índia e Sudeste Asiático. Pessoalmente, tem um estilo gentil e fácil de se relacionar. Seu ensinamento segue a estrutura do clássico comentário do Buddhismo Theravada, O Caminho da Purificação (pali: Visuddhimagga): com o início pelo treinamento nos preceitos (virtude) qua estabelece a fundação para o treinamento em concentração e então o desenvolvimento da sabedoria. O Venerável ensina que o conhecimento do modo buddhista deveria ser aplicado na prática e verificado em primeira mão através da experiência direta. O praticante deveria fazer um grande voto em trilhar o caminho e realizar o  dharma para o benefício de todos os seres sencientes.

O Venerável Dhammadipa é uma rara jóia no Buddhismo contemporâneo.


(Texto originariamente escrito por Hanlin Wang,

traduzido por George Yeh, editado por Bill Rittenberg)