Nalanda Aracaju

Buddhismo Theravada

O Buddhismo Theravada é atualmente a maior escola buddhista existente, sendo praticada predominantemente no Sri Lanka, Thailândia, Myanmar (Birmânia), Laos e Cambodja e com expressiva presença em países como o Vietnam, Malásia, Estados Unidos e Inglaterra.

Theravada (Pali: thera “anciãos” + vada “palavra, doutrina” ), a “Doutrina dos Anciãos”, é o nome da escola de buddhismo que tem suas escrituras no Cânone em Pali ou Tipitaka, que os acadêmicos em geral aceitam como sendo o registro mais antigo dos ensinamentos do Buddha. Atualmente o número de buddhistas Theravada em todo o mundo excede 100 milhões de pessoas.

Até o final do século 19 os ensinamentos do Theravada eram pouco conhecidos fora do Sul e Sudeste da Ásia onde eles floresceram durante quase 2.500 anos. No último século, no entanto o Ocidente começou a tomar contato com o singular legado espiritual  do Theravada e os ensinamentos da Iluminação.

O Buddhismo pode ser considerada uma tradição recente no Brasil e a Escola Theravada, em particular, ainda é muito mais quando comparada a outros países do Ocidente.

Entretanto, a exemplo do que ocorreu na Europa e América do Norte, vem surgindo um crescente número de centros de meditação leigos, para atender as demandas de leigos – buddhistas ou não – que buscam aprender sobre aspectos selecionados dos ensinamentos do Buddha, em especial a Meditação da Visão Clara (Vipassana).
Links uteis:

  • Ensaio do Ven. Bhikkhu Boddhi sobre o encontro entre a clássica meditação vipassana theravada e as tradições contemplativas não-dualísticas.