Nalanda Aracaju

Novo no Buddhismo?

Para os iniciantes no Buddhismo disponibilizamos aqui uma pequena seleção de materiais que também estão disponíveis na Sala de Estudos do site Nalanda.

A que escola pertenço?

O Buddhismo está dividido naquilo que hoje é conhecido como escolas. Iniciantes geralmente pensam que o Buddhismo é um só, e se perguntam freqüentemente por onde começar. O que é ser buddhista? Como se iniciar no caminho? Entretanto, como cada escola é muito diferente em suas práticas e métodos doutrinais, logo o iniciante constata que ’ser buddhista’, ou mesmo, ‘por onde começar’, são questões que precisam ser resolvidas a depender da escola que decidem conhecer e seguir.

Buddhismo: Um Caminho, Vários Veículos Palestra proferida no Templo Honpa Honganji de SP em agosto de 2004, disponivel em mp3 para download.

Posturas para Meditar

Instruções da Profa. Ann Lovelock sobre as posturas para meditação:

Quando se começa a meditar, normalmente se ouve: “Sente com as costas eretas”, mas isto não é fácil de se conseguir, a não ser que se tenha uma percepção intuitiva do próprio corpo. Pior ainda é ouvir que a posição do lótus é a posição tradicional. Isto envolve sentar-se com as pernas cruzadas sobre o chão, com cada pé sobre a coxa oposta. Para a maioria dos ocidentais isto é pura tortura, apesar de ser dito que as pernas dobradas dão uma base firme e posicionam a pélvis corretamente, de tal modo que a coluna vertebral é automaticamente estendida.  Continua aqui…

No Que os Buddhistas Acreditam Livro de Ven. K. Sri Dhamananda em processo de tradução pelo Prof. Ricardo, disponível neste site: http://noqueosbuddhistasacreditam.wordpress.com/

Uma Introdução à Nobre Busca **Áudio – Palestra do Prof. Ricardo Sasaki Esta é parte de uma palestra que é um resumo da parte inicial de um curso de quatro meses a respeito do Ariyapariyesana Sutta, um ensinamento fundamental dado pelo Buddha em que ele conta porque e como abandonou sua vida anterior e, através da Nobre Busca, atingiu o Despertar.